Visto do mar ou da promenade que contorna a orla costeira, nem parece um só edifício. Assemelha-se a um conjunto urbano, harmonioso, elegante, que completa a paisagem circundante da cidade. É desta forma que o PortoBay Santa Maria foi implantado.
O hotel foi buscar o nome à zona onde está construído e por onde, na década de 1420, começou o povoamento da Madeira. Aliás, junto à porta principal ainda resta um dos raros vestígios da muralha da cidade do Funchal, construída nos séculos XVI e XVII. Por isso, não restam dúvidas de que o Santa Maria está construído no centro histórico, no local onde durante muito tempo funcionou o chamado “arsenal”, um estaleiro de reparação naval.
A construção está feita de um modo que permite a todos os quartos e suites terem vista para o mar. Os olhos caem sobre a zona portuária, o oceano, a promenade e a histórica Fortaleza de São Tiago, que tem, junto a si, a pequena praia com o mesmo nome.
A localização não podia ser melhor. Quase tudo na baixa do Funchal fica a uma distância a pé do hotel. São exemplos o Mercado dos Lavradores, a Catedral, ou a Igreja do Colégio, entre muitos outros lugares. E a chamada Zona Velha é uma área de lazer, bares e restaurantes e alguma animação noturna.
O hotel personifica o espírito do grupo PortoBay. A decoração em tons suaves, os materiais de textura orgânica e uma lógica de funcionamento que procura fidelizar o cliente. Os padrões de conforto são elevados, os quartos são funcionais e a tranquilidade é garantida, apesar da localização citadina.
Numa parte do topo dos três andares do edifício, um terraço permite vista a toda a volta. É possível observar também o casario que sobe a encosta do Funchal. Aqui, por vezes, realizam-se eventos. Mas nos restantes dias é um lugar de descanso e contemplação.
Duas piscinas ajudam e dois jacuzzis ajudam ao lazer. A piscina interior é aquecida. A exterior está à temperatura ambiente, o que na Madeira significa pouco frio, sobretudo para quem viaja dos países do Norte.
Junto à piscina exterior o Bar Promenade garante refeições e bebidas durante todo o dia. Ao fim da tarde, ou à noite, o movimento transfere-se para o Captain’s Bar, para um aperitivo, ou um para um serão ao som de música ao vivo. A carta de bebidas é completa e o serviço acolhedor e muito dedicado, o que de resto se estende a todas as áreas do hotel.
O restaurante principal tem o nome de Arsenal. Está aberto para jantares e o Chefe António Nascimento prepara, de sábado a terça-feira, um bufete temático, que varia em cada dia da semana. Às quartas, quintas e sextas a proposta é um menu gourmet, com quatro momentos. Toda a comida do restaurante tem uma inspiração mediterrânica.
O pequeno-almoço também é servido no Arsenal e pode ser desfrutado no interior da sala, ou numa zona exterior. O bufete é completo e existem especialidades que podem ser pedidas à la carte.
O spa oferece os tratamentos e produtos da marca britânica ESPA. Há opções de massagens para ambos os sexos e para casais, além de tratamentos de assinatura, massagens de costas, rosto e cabeça e ainda massagens expresso, com a duração de 25 minutos.
O PortoBay Santa Maria é um hotel só para adultos e isso reflete-se nas dinâmicas. Há mais tranquilidade e o descanso é possível, sem as projeções de alegria das crianças.