O porto do Funchal foi eleito o Melhor Destino de Cruzeiros da Europa, na gala anual dos World Cruise Awards, que decorreu no Bahrein. A Madeira estava nomeada para esta categoria e também para a de Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade.
O galardão de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa já tinha sido conquistado em 2022 e 2023. No ano de 2024 tinha conseguido o prémio para Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade.
Na temporada de 2024/25, entre 1 de setembro e 31 de maio, o porto da capital madeirense registou 743.699 passageiros em 335 escalas, o que representa números recorde.
Entre as vantagens que o porto madeirense apresenta está a proximidade em relação à cidade. Permite fazer o trajeto a pé, ou em poucos minutos em transportes. A cidade propriamente dita também é considerada cosmopolita, com muitas atrações e um clima amenos no Inverno. E as excursões não têm durações muito longas.
O Funchal tem uma longa tradição como cidade portuária. A baía servia de abrigo a navios que cruzavam o Atlântico nas rotas para o Brasil, África do Sul, e para o Índico. Essa localização geográfica trouxe pessoas e costumes que se enraizaram na ilha. Também devido ao clima e ao posicionamento, o Funchal tornou-se numa das mais antigas cidades turísticas da Europa.

