Notícias

Madeira duplamente distinguida na Gala Europeia dos World Travel Awards

Melhores Destino Insular e Melhor Entidade Europeia de turismo, são os prémios conseguidos na edição deste ano.

Autoria Essential Madeira

O Destino Madeira voltou a brilhar no panorama internacional do turismo, ao ser duplamente distinguido na Gala Europeia dos World Travel Awards 2025, que decorreu esta quinta-feira na Sardenha. 

Na 32.ª edição destes galardões, conhecidos como os “Óscares do Turismo”, a Região foi eleita, pela 11.ª vez desde 2013, o Melhor Destino Insular da Europa, superando concorrentes como os Açores, as Canárias, Ibiza, Maiorca, Creta, Ciclades, Sardenha, Sicília, Malta, Chipre, Guernsey e Jersey. 

A Associação de Promoção da Madeira (AP-M) arrecadou igualmente o prémio de Melhor Entidade Europeia de Turismo, repetindo o feito alcançado no ano passado. Nesta categoria, estavam também nomeadas instituições de referência, como o Turismo de Portugal, o Turismo de Espanha (TURESPAÑA), o Atout France, e entidades de países como a Alemanha, Itália, Grécia, Áustria e Turquia. 

O Secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura e presidente da AP-M, Eduardo Jesus, destacou, citado numa nota de imprensa da secretaria regional, que “estes prémios são o resultado do trabalho contínuo e articulado que tem sido desenvolvido pela Região e por todos aqueles que diariamente contribuem para afirmar a Madeira como um destino turístico ímpar e qualificado”. 

O governante sublinhou ainda que “estes reconhecimentos reforçam a credibilidade e a consistência do trabalho de promoção que temos vindo a desenvolver, posicionando a Madeira entre os destinos mais prestigiados e desejados da Europa”. 

Para Eduardo Jesus, a repetida distinção da Madeira “traduz o reconhecimento internacional da autenticidade e diversidade da oferta turística regional — um destino que se distingue pela natureza exuberante, pela cultura e identidade próprias e pela capacidade de acolher visitantes ao longo de todo o ano”. 

Relativamente à distinção da AP-M, o responsável frisou que “é um reconhecimento que homenageia uma equipa dedicada, cuja competência e profissionalismo têm sido determinantes na afirmação global do destino”, acrescentando que a associação “tem sabido adaptar-se às exigências dos mercados internacionais, promovendo uma comunicação inovadora e eficaz”. 

Concluiu afirmando que “estes prémios prestigiam todos os profissionais do setor do turismo da Região, mas também representam uma responsabilidade acrescida, motivando-nos a continuar a apostar na qualidade, inovação e diversificação da oferta”. 

Criados em 1993, os World Travel Awards distinguem anualmente a excelência nos setores das viagens, turismo e hospitalidade. 

A Madeira volta a estar em destaque na gala mundial dos WTA 2025, a realizar-se no Bahrein, a 6 de dezembro, com um número recorde de seis nomeações, incluindo: Melhor Destino de Festivais e Eventos, Melhor Destino de Praia (Porto Santo), Melhor Destino Insular, Melhor Entidade de Turismo (AP-M), Melhor Praia Regional (Prainha, Caniçal) e Melhor Destino Regional de Aventura. 

Histórico de distinções da Madeira nos World Travel Awards: 

Melhor Destino Insular da Europa: 2013, 2014, 2016-2021, 2023-2025 

Melhor Destino Insular do Mundo: 2015-2024 

Melhor Destino de Praia da Europa (Porto Santo): 2024 

Melhor Entidade de Turismo da Europa (AP-M): 2024 e 2025 

Ad Banner