Notícias

Oxalis celebra um ano com um Arraial Gourmet

O restaurante da Casa Velha do Palheiro promove um evento com alguns dos chefes mais destacados das cozinhas da Madeira.

Autoria Paulo Santos|Fotos D.R.

No verão de 2024, a Casa Velha do Palheiro, um hotel situado no Palheiro Nature Estate, decidiu transformar o principal restaurante num fine dining, a que deu o nome de Oxalis. Foi construída uma cozinha aberta, onde o chefe Gonçalo Bita Bota deu corpo ao desafio de criar uma carta inovadora, cheia de sabor e criatividade, que logo desde início chamou a atenção do Guia Michelin, que incluiu o Oxalis na lista de restaurantes recomendados da Madeira.

O trabalho nunca mais parou. O chefe e a equipa têm inovado nos menus, promovendo experiências colaborativas com outros chefes, acrescentando assim valor à cozinha do restaurante, num hotel de estilo clássico, o único da Madeira da rede Relais e Chateaux.

Entretanto passou um ano e a hora é de celebrar o primeiro aniversário. A festa é um Arraial Gourmet, no relvado do hotel, em pleno verde da histórica propriedade, por onde o rei de Portugal passou, em 1901. Esta será a primeira edição e realiza-se a 12 de setembro, com início às 19:00 horas.

A organização promete “um evento inédito que une gastronomia contemporânea, tradição madeirense e natureza”. O modelo é cozinha ao vivo. Estarão montadas estações de comida e bebidas, onde os seis chefes protagonistas, quase todos de referência na cozinha contemporânea madeirense, irão criar pratos inspirados em cozinha madeirense, mas como uma reinterpretação gourmet. “Cada estação será uma homenagem à essência do arraial, com identidade própria e criatividade elevada”, pode ler-se no comunicado de imprensa da Casa Velha do Palheiro.

Para o arraial o chefe Gonçalo Bita Bota convida Filipe Janeiro, César Vieira, Dúlio Freitas, Júlio Pereira e Carlos Afonso.

Gonçalo Bita Bota

Filipe Janeiro dá atualmente a cara pelo Gazebo, um espaço recomendado no Guia Michelin, onde é possível apreciar menus de degustação com elevada criatividade, num ambiente intimista de uma quinta madeirense. César Vieira também chamou a atenção da Michelin pelo trabalho no Audax, um restaurante que se assume como de cozinha madeirense progressiva.

Dúlio Freitas lidera a cozinha da Adega do Pomar, o restaurante da Quinta da Moscadinha, dedicado a pratos madeirenses e portugueses tradicionais e comida de conforto. Júlio Pereira lidera um grupo de restaurantes, incluindo o Kampo, de inspiração mediterrânica, que foi destacado no guia da capa vermelha.

A lista de convidados fecha com Carlos Afonso, um reconhecido autor na cozinha, que se destaca por ser presença assídua em programas de televisão, nos canais 24 Kitchen e CNN Portugal.

O Aarraial Gourmet pretende apresentar um ambiente “de proximidade, descontraído, mas requintado”. A organização assume que cada criação “será pensada para surpreender, inspirar e celebrar esta data especial”, o aniversário do Oxalis.

A noite terá ainda a animação da cantora madeirense Maya Blandy.

O evento é aberto ao público e tem uma lotação de 150 pessoas. O valor por pessoa, mediante reserva, é de € 135.

Ad Banner