A Capela de Nossa Senhora da Encarnação, situada na paróquia de Nossa Senhora do Monte, sempre foi pequena para acolher a fé dos seus fiéis.
Este espaço de culto foi mandado construir em 1470 por Adão Gonçalves Ferreira, um dos primeiros povoadores da Ilha da Madeira. A capela foi alvo de várias remodelações, e a nova Igreja de Nossa Senhora do Monte foi reedificada após o terramoto de 1748 e sagrada a 20 de dezembro de 1818. A imagem de Nossa Senhora do Monte sempre atraiu muitos devotos, romeiros e peregrinos.
A exposição permanente, recentemente inaugurada, “Ecos do Passado: Memória e Identidade” consolida este espaço sagrado como um local de peregrinação. Patente no coro alto da Igreja de Nossa Senhora do Monte, destaca-se pela exibição de objetos de prata, como peças litúrgicas que demonstram a riqueza artística e devoção dos fiéis, trajes que ilustram a veneração e cuidados à padroeira do Funchal e ainda uma relíquia: a Máscara Mortuária do Beato Imperador Carlos da Áustria.
É ainda possível imortalizar a visita, através do Photo Memories, uma forma de angariar fundos para futuras obras de reabilitação. A exposição abre de segunda a sábado, das 9:30 às 17:00 horas, e aos domingos das 12:30 às 17:00 horas.