Octávio Freitas é um chefe madeirense, que se orgulha de contribuir para elevar o padrão na cozinha madeirense. Esse trabalho foi reconhecido com uma estrela Michelin e, desde então, muitos têm sido os convites para participar em eventos fora da Madeira. A todos o chefe leva um pouco da Madeira, através da fusão entre produtos e inspiração local e as mais atuais técnicas mundiais.
Agora, Octávio Freitas prepara-se para um périplo mundial, onde vai levar os sabores do restaurante Desarma aos quatro cantos do Mundo. Até ao fim do ano irá alternar entre presenças na cozinha do restaurante que chefia e algumas passagens por eventos.
Já este dia 26 de junho, quinta-feira, o chefe estará, a convite da Associação para a Valorização Económica dos Açores, no lançamento do FOOD LAB 2025, uma ação que pretende posicionar a gastronomia açoriana através do apoio e formação de diversos chefes, onde Octávio Freitas dará, uma vez mais, o seu contributo. Uma nota da agência de comunicação Mesa Food, indica que “esta ação dedicada a profissionais do canal Horeca decorre nos últimos meses deste ano”. Em 2024, Octávio Freitas tomou contacto com os produtos açorianos e “propôs técnicas que utiliza para valorizar produtos e reposicionar sabores, partilhou técnicas de conservação de peixe”. Este ano, será uma surpresa os produtos que vai escolher.
Dia 28 de Junho passará com os seus vinhos pela Garrafeira Imperial, em Lisboa, para mais uma celebração da ilha da Madeira, no evento Vinhos Vulcânicos. No dia 30 de Agosto segue para a Herdade da Malhadinha Nova, numa incursão “ao ao Alentejo profundo”. No restaurante do hotel, liderado pelo Chefe Joachim Koerper, Octávio Freitas dará a conhecer alguns dos sabores que caracterizam a carta do Desarma.
A Expo 2025 Osaka é a paragem seguinte, com eventos nos dias 12 e 14 de Setembro. O Pavilhão de Portugal será o palco da apresentação de sabores e aromas. Além de divulgar a Madeira, o Japão será uma oportunidade, segundo a nota da Mesa Food Agency “ter uma perspetiva diferenteda gastronomia de um local tão longínquo, mas ainda insular, ao mesmo tempo que mostrará os sabores que mais o emocionam e representam a sua cozinha”.
Ainda no mês de Setembro, a 29, o chefe madeirense participa num evento particular para a Wine Concept, que distribui os vinhos da Octávio Freitas.
Para fechar um verão preenchido, Octávio Freitas aceitou o convite do “amigo de vida e profissão Pedro Mendes, para ir a Bucareste”. Será a 16 de Outubro, que no novo restaurante Boulevard 73 do Hotel Corinthia Bucareste, haverá um jantar a 4 mãos, que vai “levar, pela primeira vez, a Madeira e o Desarma a Bucareste. Uma cidade em franca expansão gastronómica, onde parece pertinente esta troca de paladares e mais uma vez, conquistar pelo paladar o mais exigente”.