A sexta-feira 27 de junho marca o primeiro de um novo conceito que o grupo PortoBay apresenta, na zona velha da cidade do Funchal. Trata-se do RestArt, novo restaurante pop-up que funcionará exclusivamente às sextas e sábados, ao jantar, até ao final de setembro.
O espaço localiza-se junto ao hotel PortoBay Santa Maria e apresenta um ambiente informal e criativo, que junta gastronomia, arte e música.
O RestArt oferece tapas e pinchos para partilhar, acompanhados por cocktails, num espaço ao ar livre animado pelo DJ Coromoto. O restaurante ocupa uma área do hotel que foi adaptada com mobiliário reaproveitado de outras unidades do grupo, refletindo, segundo uma nota de imprensa “o compromisso do grupo PortoBay com a economia circular e a sustentabilidade”.
Aos comandos da cozinha está o experiente chefe António Nascimento, com mais de duas décadas de ligação aos hotéis PortoBay, tendo sido uma das principais figuras do Il Gallo D’Oro, restaurante que conquistou duas estrelas Michelin e uma estrela verde.
Agora como chefe executivo do PortoBay Santa Maria, abraça este desafio de um restaurante de verão. O chefe considera “a cozinha é paladar, mas é sobretudo consistência e paixão”.
A componente artística do projeto conta com a participação de dois artistas madeirenses. José Carlos Silva, artista autodidata, desenvolve há mais de duas décadas uma prática artística marcada pela experimentação com materiais reutilizados. Rodrigo Costa, artista visual madeirense, formado no Reino Unido, trabalha com pintura, escultura e instalação, explorando os temas da infância e da transformação social. As obras de ambos estarão em exposição e disponíveis para venda no restaurante, revertendo o valor para o HOPE, projeto de responsabilidade social promovido pelo grupo PortoBay.
Segundo a nota de imprensa, “o RestArt integra a filosofia do grupo PortoBay de promover experiências diferenciadoras que valorizam a sustentabilidade e a criatividade, proporcionando momentos únicos na Zona Velha do Funchal”.