Na Madeira, Achada significa um pequeno planalto. É num desses lugares que foi construída a Quinta da Achada, em meados do século XVIII, dotada de amplos jardins, localizados entre as ribeiras de Santa Luzia e de São João.
A propriedade passou por várias famílias. Entre os residentes destaca-se o General William Beresford, que comandava as tropas britânicas na Madeira, aquando da invasão de Napoleão a Portugal. Mais tarde, a quinta regressa à posse de famílias inglesas.
Atualmente a propriedade tem o nome de Quinta Jardins do Lago e é uma unidade hoteleira, um exemplo da adaptação de uma quinta madeirense a hotel, em que foi preservada a casa-mãe, embora adaptada à função e depois acrescentado um edifício contemporâneo com a maior parte dos quartos.
Os britânicos, sobretudo desde o século XVII, estabeleceram-se na Madeira para estarem mais perto do comércio do vinho. Com o passar do tempo e com a expansão pelo Mundo, as famílias residentes na Madeira tinha mais contactos com outras latitudes e isso também se refletiu nos jardins, que passaram e ter plantas de localidades tão distantes como a Austrália e a Nova Zelândia, do até da África do Sul e da América do Sul.
Os jardins da Quinta da Achada foram, por isso, evoluindo, sobretudo ao longo do século XIX e destacam-se nos 1,5 hectares da propriedade, onde é possível dar uma volta ao Mundo da botânica.
O espaço verde é orientado a sul e composto por um extenso e riquíssimo parque botânico, com árvores centenárias e espécies de climas tropicais e subtropicais. Entre elas a singular Turpentine (Syncarpia glomulifera) e a monumental Canforeira (Cinnamomum camphora).
É na época do verão que se verifica o auge da floração, mas existem espécies que florescem durante o ano, oscilando na sua exuberância Grande parte das espécies possuem uma placa com a sua identificação para permitir aos visitantes ficarem informados sobre a origem e características das plantas, o que torna a experiencia da visita aos jardins ainda mais enriquecedora.
O jardim é composto por recantos, pequenos miradouros e trilhos de calhau rolado. A Quinta Jardins do Lago é uma zona de silêncio, na agitação da cidade.