Ver e Fazer

O padroeiro dos pescadores

Toda a comunidade de Câmara de Lobos se envolve nos festejos anuais em honra de São Pedro.

Autoria Cláudia Caires Sousa|Fotos D.R.

Câmara de Lobos destaca-se por ter um dos sotaques mais diferenciados da Madeira, pela sua baía, que é um postal ao vivo, e pela maneira como a sua gente gosta de celebrar a vida intensamente. Pois bem, anualmente celebram-s as Festas de São Pedro, este ano de 26 de junho a 1 de julho, que contemplam um cartaz eclético para honrar o Padroeiro dos Pescadores.

A cidade recebe no dia 26, às 18:30 horas, o arranque das festividades, com o cortejo etnográfico em honra de São Pedro Gonçalves Telmo, acompanhado pelas atuações dos grupos folclóricos da Quinta Grande e do Refúgio da Freira. Mais tarde, pelas 21:30 horas, decorre o tradicional fogo preso, com a queima do Velho e da Velha e a Roda Manhosa. A festa prossegue com Kontraband e, mais tarde, é a vez de Ivandro “alinhar os Chakras” dos festeiros.

No dia 27, sobem ao palco a Banda Filarmónica Aliança Velha, Catarina Melim, BRADO e os Anjos, seguindo-se os DJ’s Cromos da Noite. Nos dias seguintes, a cidade dos pescadores recebe ainda Miro Freitas (29), Ana Malhoa (29), Piruka (30), entre outros.

Pelas mãos de 500 voluntários, saem as decorações para as Festas de São Pedro, que são também já conhecidas pela originalidade.

Image
Ad Banner