Classificada como um Monumento Nacional desde 1910, a Sé do Funchal é uma referência na vida da urbe, mas sobretudo na vida dos madeirenses. As badaladas do sino marcam o passar do tempo, que não apaga o valor artístico, arquitetónico, histórico e até sagrado do templo religioso mais importante da Madeira, mandado construir pelo rei D. Manuel I, em 1493.
Recentemente, a Sé do Funchal abriu ao público, sem grandes obras de embelezamento, visitas guiadas à Torre Emanuel. Esta viagem sensorial implica subir 160 degraus, numa escada em forma de caracol, passando pelo andar dos maiores sinos até ao cimo, onde é possível ver o mecanismo do famoso relógio, os ponteiros e os mostradores e mecanismos dos 4 relógios.
É uma aventura que permite descobrir novas vistas sobre o Funchal. Subir ao céu da cidade, chegando aos 55 metros para contemplar o anfiteatro da capital. É esta a proposta, que inclui um mergulho na história da construção deste imponente monumento.
As visitas à Torre Emanuel decorrem nos dias de semana às 10:30, às 12:00 ou às 16:00 horas, ou ainda em outros horários, para grupos, mediante marcação. Os bilhetes custam quatro euros (três para os menores entre os 12 e os 17 anos) sendo que esse dinheiro será empregue em futuras obras de requalificação.