Na marginal de São Vicente, num lugar onde se ouve e cheira o mar, há um edifício que se destaca pela idade. Tem um século de existência. Foi construído em pedra e destaca-se pela sua forma, a lembrar uma fortificação.
Foi construído com o propósito de servir de armazém para mercadorias que viajavam do Funchal. Atualmente tem o nome de Porto de Abrigo.
Mas é no interior que reside grande parte do interesse. Este é um wine lounge dedicado a vinhos da Madeira e a todas as bebidas produzidas na ilha, como rum ou cerveja, sem esquecer a tradicional poncha regional.
Aberto até às 2:00 horas da madrugada, o Porto de Abrigo tem uma vasta oferta de vinhos Madeira, das marcas Justino’s e Blandy, com gamas entre os 3 e os 15 anos. Podem ser feitas provas e os vinhos estão disponíveis para venda.
Há também uma garrafeira de vinhos tranquilos vendidos à garrafa, com uma seleção a copo. E para quem quiser consumir uma garrafa no próprio local é oferecida uma tábua de queijos.
As garrafas de rum, com diferentes níveis de envelhecimento, também são para venda. Mas alguns podem ser provados a copo.
O Porto de Abrigo é uma boa oferta na costa Norte da Madeira. Oferece um toque tradicional, com as paredes em pedra de basalto, um lagar no interior e muitas, muitas garrafas.
Tem uma atmosfera acolhedora e uma seleção variada. E vale, por si só, uma visita.