É quase um lugar-comum dizer que o Porto Santo tem uma das melhores praias da Europa, e que as reias douradas carbonatadas, têm propriedades medicinais. A ilha promove os 9 km de areal como um dos seus maiores ativos e as ditas propriedades, estão comprovadas cientificamente.
Mas aqui, quero falar de sensações. Do calor da areia nos pés, da suavidade dos grãos que não arranham bem cortam, da cor dourada, muito clara, dos seus tons, fruto da erosão de matéria carbonatada durante milhões de anos. A praia é um santuário para o descanso e para carregar baterias. As águas são verde-esmeralda, e abraçam a areia com suavidade. Pais, mesmo os de filhos pequenos, podem estar descansados com a candura da água, onde as crianças podem brincar à vontade.
Um passeio pelo areal, mergulhos, desportos náuticos, ou simples contemplação da paisagem ou banhos de sol, tudo está preparado para uma boa experiência. A praia está pronta para o verão. Está arrimada, arranjada, preparada para fazer as férias de milhares de visitantes. E o Porto Santo afirma-se como um destino cada vez mais consolidado, uma alternativa de paz, que não está massificada, nem com preços exagerados.
Os serviços funcionam, os restaurantes são bastantes e variados, além de oferecem qualidade. A ilha tem mão-de-obra empenhada, grande parte estrangeira. Não faltam abastecimentos nem há problemas de funcionamento da infraestruturas. A ilha foi se preparando e adaptando ao crescimento.
No verão os hotéis funcionam na plenitude, e este ano com o reforço das cerca de 400 camas de um novo hotel com uma das marcas Marriot, que há-de abrir ao longo do mês de julho. O alojamento local também é uma opção e a oferta é igualmente variada. Há diversas ligações semanais de Lisboa e do Porto e algumas operações da Europa. E diariamente o ferry Lobo Marinho liga o Porto Santo à Madeira.
Mesmo para quem não consiga, nesta altura já, alojamento, a Porto Santo Line oferece o serviço de cruzeiros de um dia, que permite aos visitantes da Madeira fazerem uma escapadinha ao Porto Santo e às mágicas areias da sua praia.
Com as festas em honra do São João, que acontece no fim de junho, a época alta está em pleno e o Porto Santo está pronto.