Escolhas do Editor

O lugar onde o sol se põe

O Paúl do Mar é destino diário, durante todo o ano, para apreciar este espetáculo da Natureza.

Autoria Paulo Santos, Editor

O sol põe-se em todos os lugares. Por isso parece ingénuo o título deste artigo, querendo indicar um sítio específico onde isso acontece. Mas há lugares onde a despedida de mais um dia pode ser apreciada com melhor resultado do que outros.

Na Madeira, quase toda a zona oeste permite inúmeros pontos de observação do pôr-do-sol. Mas se quisermos associar a Natureza a outras atividades o Paúl do Mar entra na rota. A localidade piscatória há quase duas décadas que se afirmou por ser destino de veraneantes, que se concentram na estrada e aproveitam para ir a banhos.

O pôr-do-sol acaba por ser uma consequência. Os visitantes procuram os dois bares da zona, no fim da estrada, o Bar da Pedra e o Maktub Pub. Estendem as toalhas em cima do muro, ou nas pequenas áreas de cimento, e aproveitam o pontão para ir a água.

Depois, quando o sol se põe, isso acontece no horizontem sem outras barreiras, permitindo desfrutar da luz que se desvanece, até aos últimos minutos.

Esta opção pode servir de alternativa e até de complemento ao nascer-do-sol, que diariamente leva centenas de pessoas ao Pico do Arieiro, causando dificuldades no trânsito. No Paúl do Mar também há pessoas, mas a pressão é menor. E fora dos meses do verão, o espetáculo é mais cedo, o que ainda permite ir a jantar a um dos restaurantes desta pitoresca freguesia.

Ad Banner