A noite estava agradável. As luzes espalhavam uma atmosfera agradável. E a música de Maya Blandy ou do DJ Hélio Lucas misturava-se no ar, com o burburinho dos participantes. Foi assim o primeiro Arraial Gourmet, a fórmula encontrada pelo hotel Casa Velha do Palheiro para assinalar o primeiro aniversário do Oxalis, o restaurante de assinatura recomendado no guia Michelin.
O chefe, Gonçalo Bita Bota, foi o anfitrião de vários outros cozinheiros, na sua maioria a trabalhar na Madeira, e também eles distinguidos e reconhecidos. Juntos montaram esta versão de um arraial madeirense, com diversas estações de comida, desde o atum ao borrego, passando pela espetada ou até ostras. Em cada estação uma especialidade, com uma oferta vasta de sabores, acrescentados pelos vinhos e champanhe, mas também pela Sidra da Quinta da Moscadinha, ou pelas novas cervejas artesanais madeirenses da marca Levadia.
Os organizadores estavam satisfeitos. A julgar pela expressão, os clientes também. De tal modo que a fórmula, diz-se é para repetir. E não faltam ideias: mais chefes, mais estações de comida, mais lugares sentados.
O relvado junto à Casa Velha do Palheiro é o espaço ideal para este tipo de evento. É amplo, e está enquadrado entre os jardins e o hotel. Fornece a atmosfera indicada para uma festa de despedida do verão.
No resto tempo o Oxalis vai continuar em atividade, com a cozinha aberta e menu à la carte, além de menus de degustação. Está aberto ao público em geral e tem recebido cada vez mais clientes externos. O restaurante surgiu como recomendação pela Michelin apenas seis meses depois da abertura. E tem potencial para crescer e ser reconhecido.

