Notícias

Reid’s Palace quebra tradição no Natal

O icónico hotel apresenta uma árvore de Natal artística e sustentável assinada pela portuguesa Vanessa Barragão.

Autoria Paulo Santos

Pela primeira vez em 134 anos, o Reid’s Palace, a Belmond Hotel, no Funchal, afasta-se da clássica árvore natural que marcava a quadra no icónico hotel madeirense. Em 2025, a peça central da decoração festiva é uma obra de arte têxtil criada pela artista portuguesa Vanessa Barragão, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho sustentável assente no reaproveitamento de desperdício têxtil.

A nova “árvore”, exposta no lobby durante todo o período natalício, destaca tons vermelhos, dourados e verdes, integrando-se na decoração inspirada nas tradições madeirenses. Entre os elementos naturais que completam o cenário surgem as emblemáticas “Manhãs-de-Páscoa”, mais conhecidas globalmente como Estrelícias de Natal, flores particularmente apreciadas pela população local nesta época do ano.

Em entrevista à Essential, Vanessa Barragão explica que o desafio do Reid’s Palace chegou depois de já ter criado uma árvore de Natal para a Cartier no ano anterior. “Foi feita com materiais reciclados. Uso técnicas ancestrais que muitas vezes nos foram ensinadas pelas nossas avós. O Natal remete muito para esse lado familiar, para memórias e relações. As pessoas, quando olham para esta peça, lembram-se um bocadinho do tempo dos avós”, afirma.

A artista admite ter visto apenas fotografias das árvores dos anos anteriores, mas garante que não sentiu o peso de quebrar uma tradição: “Esta não tem nada a ver com as anteriores. Ia ser sempre uma novidade para quem costuma vir ao hotel nesta altura. E acredito que as pessoas dão valor a estas técnicas antigas. Aqui na Madeira, onde existem os famosos bordados, há uma sensibilidade especial para este tipo de trabalho.”

O processo criativo decorreu no ateliê da artista, em Albufeira, onde a peça foi produzida em três partes para facilitar o transporte até ao Funchal. “Aqui foi só montar e pentear. As peças têm de ser sempre penteadas”, explica Vanessa Barragão, revelando ainda que a árvore não inclui qualquer iluminação, por uma opção estética deliberada.

Com esta peça, o Reid’s Palace apresentou uma novidade na tradição natalícia do hotel, trazendo a arte têxtil contemporânea e sustentável para o centro das celebrações, sem perder o diálogo com a identidade e a cultura madeirenses.

Ad Banner