Notícias

“Signature Dinners” de regresso ao The Dining Room

O restaurante de assinatura da Quinta da Casa Branca acolhe um jantar de autor, a seis mãos.

Autoria Essential Madeira|Fotos Miguel Nóbrega

Os “Signature Dinners” estão de regresso ao The Dining Room, restaurante de assinatura do Hotel Quinta da Casa Branca, membro da prestigiada rede Small Luxury Hotels of The World, com um jantar exclusivo marcado para o próximo dia 19 de fevereiro. A iniciativa volta a reunir alguns dos mais conceituados nomes da gastronomia madeirense, numa experiência que promete celebrar a criatividade, o produto local e a alta cozinha contemporânea.

Para esta edição, o chefe executivo do The Dining Room, Carlos Magno, convidou Octávio Freitas, chefe do restaurante Desarma, distinguido com uma Estrela Michelin, e Gonçalo Bota, chefe do restaurante Oxalis, recomendado pelo Guia Michelin. O resultado será um menu de degustação de oito momentos, idealizado e preparado a seis mãos, com a colaboração da chefe pasteleira da casa, Susana Batista, responsável pelas sobremesas.

A experiência inicia-se às 19:00 horas, na Sala do Piano da Casa Mãe, com um Champagne Cocktail de boas-vindas, antecedendo o jantar servido no The Dining Room.

O menu propõe uma viagem sensorial que cruza influências atlânticas, técnicas contemporâneas e produtos de excelência. A abrir a noite, surge o momento de boas-vindas “Saudações by Chefs”, seguido de uma criação do chefe Gonçalo Bota, onde as lulas se apresentas com vieira, laksa e caviar. Do restaurante Desarma chega o prato carabineiro, ouriço e maracujá roxo, assinatura do chefe Octávio Freitas.

O chefe anfitrião, Carlos Magno, propõe um pombo fumado em aduelas de Vinho Madeira, acompanhado por timbale de milho e cogumelos, a que se seguem novas criações dos convidados: bodião com texturas de funcho e miso, por Gonçalo Bota, e cherne curado com plâncton de batata e caviar, por Octávio Freitas. O percurso salgado encerra com o leitão BT, gengibre e rum agrícola da Madeira, novamente assinado por Carlos Magno.

Os momentos doces ficam a cargo da chefe pasteleira Susana Batista, com duas sobremesas que valorizam sabores locais e combinações clássicas: pitanga e chocolate e banana da Quinta, caramelo e café, culminando com café, petit fours e macarons.

A acompanhar o menu, o jantar inclui uma harmonização vínica exclusiva, pensada para elevar cada prato. A seleção inicia-se com o Exilado Grande Reserva Blanc de Blancs 2016, da Beira Interior, um espumante de Chardonnay, seguindo-se o Galatrixa 2023, da Madeira, elaborado a partir de Verdelho, Malvasia Fina e Folgasão. A proposta inclui ainda o Pretexto 2022, do Dão, um palhete, feito de Jaen, Alfrocheiro, Encruzado e Bical. Há ainda o Família Margaça Reserva 2022, do Alentejo, de Antão Vaz, e o Cagarra 2023 D.O.P. Madeirense, produzido com Sercial e Verdelho.

Nos tintos, destaca-se o Marquês de Marialva Reserva 2021, da Bairrada, da casta Baga, terminando a harmonização com um clássico Vinho Madeira Leacock’s 10 anos, de Tinta Negra, na versão meio-doce.

O jantar tem um custo de 250 euros por pessoa, incluindo bebidas. Os lugares são limitados, sendo as reservas antecipadas indispensáveis. Com esta edição dos “Signature Dinners”, o The Dining Room procura reforçar a posição como destino gastronómico de referência.

Ad Banner