Os vinhos Terrabona, produzidos no Norte da Madeira, têm nova imagem. O pequeno produtor, que é também um enoturismo, recriou a imagem das garrafas, com uma aposta no design. A oportunidade serviu também para apresentar a gama de vinhos, que apenas podem ser adquiridos diretamente na propriedade, uma vez que se trata de produções pequenas.
A Terrabona apresentou também o primeiro vinho natural da Madeira, totalmente vegan e sem sulfitos. Trata-se de um branco, produzido a partir da casta arsnburger, que é uma derivada do riesling, que se tornou autóctone da Madeira.
Foram produzidas apenas 250 garrafas deste vinho, descrito como leve, fresco e com aromas a maçã verde. A conservação do vinho substituiu os sulfitos pela flor do castanheiro, um produto desenvolvido pela Tree Flower Solution | Chest Wine. O preço de cada garrafa é 35 euros.
Outra conquista da Terrabona foi a medalha de ouro no “Mondial des vins Extrémes”, realizado em outubro de 2025. Foi distinguido um vinho experimental da casta loureiro, com fermentação e estágio em ânfora de barro. A produção foi de 200 garrafas. Este é um projeto experimental, com o apoio do Instituto do Vinho da Madeira e por isso não tem preço atribuído.
No total a marca Terrabona tem seis vinhos reconhecidos internacionalmente. Entre os galardões arrecadados, destaca-se a Grande Medalha de Ouro atribuída ao Terrabona 3 Famílias 2021 – Green Label (Vinho de Curtimenta | Orange Wine) no concurso “Mondial des Vins Extrêmes”.
No mesmo certame, a marca conquistou ainda duas Medalhas de Ouro com os vinhos Terrabona Family Harvest 2018 e Terrabona Laureiro Clay Wine 2023, este último um vinho branco experimental.
A nível internacional, o Terrabona French Oak Barrels 2019 foi distinguido com uma Medalha de Ouro no “Berliner Wine Trophy”, enquanto o Terrabona Clay Barrels 2020 recebeu a Medalha de Prata no mesmo concurso.
O primeiro vinho produzido pela casa, o Terrabona Family Harvest 2017, mantém-se igualmente em destaque, arrecadando uma Medalha de Bronze nos “Decanter Awards” e no “International Wine Challenge”, além de obter uma pontuação de 90 pontos na avaliação de Robert Parker.
A produção de vinhos é um complemento da oferta hoteleiras da propriedade, um pequeno boutique hotel virado para o enoturismo.
Localizado na freguesia da Boaventura, na costa Norte da Madeira, numa paisagem de plena floresta Laurissilva, o Terrabona Nature & Vineyards prepara-se para crescer.
A próxima fase compreende três novas villas, cada uma delas com piscina privativa e a abertura de um restaurante temático. Também inclui uma nova adega para produção dos vinhos da propriedade, assim como um espaço de provas, onde podem ser realizados pequenos eventos. Haverá também um lounge com wine showroom.
A ampliação inclui ainda um jacúzi e sala de massagens, que complementam a oferta de bem-estar, que já inclui uma piscina infinita com vista para um vale e uma ribeira e também uma sauna.
Todo o projeto de ampliação vai seguir a linha da parte já edificada, com os edifícios a serem minimalistas, encaixados na paisagem tirando partido do relevo e da Natureza.

