Embora esteja nas bocas do mundo, o Porto Santo não perde o encanto nem o sossego. Pelo contrário. Parece que há sempre novos sítios por descobrir, novos tesouros que chamam por exploradores e que seduzem pela imponência da natureza.
Um desses recantos é o sítio dos Morenos, um convite ao silêncio e à contemplação, que começa logo pela estrada de terra batida que é preciso percorrer. Próximo da Praia do Zimbralinho, com as suas águas azul-turquesa, e do Miradouro das Flores, aqui é possível ouvir o pulsar da ilha e sentir a força da sua história. É considerada uma joia secreta, por ser um dos locais, na Ilha Dourada, com menos impacto humano.
O nome remete para os tons avermelhados dos solos ricos em minerais ferromagnesianos, que dão personalidade a este pequeno paraíso. A paisagem é complementada pelo assobio do vento que dança entre as árvores e pelo canto dos pássaros que habitam a área, transformando os Morenos num reduto de tranquilidade.
O Parque de Merendas, uma das atrações deste sítio, oferece uma zona pública de lazer, ideal para o convívio, com mesas e bancos. Protegida pela sombra gentil das árvores, esta área destaca-se ainda por ter um fontenário construído com rizoconcreções, formações calcárias que preservam raízes e caules de milhares de anos. Este fontanário distribui água mineral do Porto Santo, muito apreciada pelos seus benefícios. Tanto os visitantes como os residentes aproveitam para encher recipientes com este presente da natureza.
Para além do ambiente sereno, repleto de tabaibeiras, e árvores o sítio do Morenos tem uma história geológica rica. As disjunções prismáticas, depósitos fossilizados e rochas subaéreas contam como o fogo e a água moldaram a ilha ao longo de milhões de anos. As formações calcificadas guardam vestígios de uma vegetação ancestral que existiu há cerca de 30 mil anos, oferecendo uma ligação direta ao passado remoto da ilha.
A paisagem mistura o azul profundo do oceano, os dourados do areal e as tonalidades quentes dos solos vulcânicos. As cores e formas deste sítio fazem com que este seja um dos cenários mais exóticos do Porto Santo.