O Centro Cultural e de Investigação do Funchal é palco de uma exposição que reúne 72 gravura de Salvador Dalí. O artista catalão, génio do surrealismo, foi responsável pela ilustração de mais de cinquenta textos incluindo a Bíblia, a Divina Comédia e a Arte de Amar de Ovídio.
Entre as várias obras ilustradas, a exposição centra-se em três clássicos universais: "O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha" de Miguel de Cervantes, "Pantagruel" de François Rabelais e as "Fábulas” de La Fontaine. Este recorte evidencia a habilidade extraordinária de Dalí em reinterpretar criações de grandes mestres do passado, impondo a sua marca pessoal sobre narrativas consagradas.
As gravuras ajudam a compreender a versatilidade do artista. As gravuras mostram a visão de Dalí sobre a dimensão humana, entre a lucidez e a loucura, entre os valores e os costumes. Ilustrar estas obras de mestres do passado, conferindo-lhes uma visão contemporânea foi uma escolha pessoal de Salvador Dalí.
Esta exposição está patente ao público até 11 de abril. Resulta da colaboração entre o Centro Cultural e de Investigação do Funchal e a Fundação Museu de Artes do Gravado à Estampa Digital. Pode ser vista na Galeria B.
É uma oportunidade para apreciar a riqueza do universo artístico de Salvador Dalí, sublinhando o seu papel enquanto ilustrador.

