Gourmet

À mesa com o chefe

O Nikkei propõe um jantar de fusão entre a Madeira e o Japão, servido em estilo show cooking, à mesa do chefe.

Autoria Paulo Santos

De um lado a paixão pelo saxofone. Do outro, pela cozinha, com um olhar ao extremo-oriente, em especial ao Japão. Bruno Borges é o anfitrião de uma experiência sensorial que une geografias, no Nikkei, o restaurante de assinatura do The Reserve.

Na sala, ao fundo, a mesa do chefe é o palco de um teatro de sabores. É ali que são finalizadas as iguarias, em especial o Menu Omakase, com nove momentos de uma experiência de fusão nipónica-madeirense, em estilo show cooking.

A experiência da mesa do chefe tem tudo a ver com o nome do restaurante, Nikkei, que representa os descendentes de japoneses fora do japão, mas que neste caso simboliza a ligação entre a tradição gastronómica japonesa e os produtos da Madeira.

Cada prato implica uma história e revela um pouco do percurso do chefe e da ligação que vai reforçando à ilha. A valorização dos produtos locais, o combate ao desperdício, a sustentabilidade e o respeito pela sazonalidade são máximas, numa carta onde se mantêm pratos como o camarão em tempura com maionese de kimchi, as gyozas de novilho, o wagyu ponzu, os rolos fritos, a beringela nasu dengaku, o usuzukuri de atum zuke, o donburi de wagyu e os ramens.

A nova carta do Nikkei apresenta uma divisão clara entre nigiris, gunkans, rolls, e variedades de sashimi. Há sempre um equilíbrio entre tradição e inovação em pratos como Sogizukuri de sashimi de charuteiro, o Nigiri de Wagyu A5, braseado à frente do cliente com manteiga de alho e flor de sal, que procura homenagear a tradicional espetada madeirense. Mas há também uma surpreende tempura de peixe-espada preto, assim como Gyozas de espada, servidas com espuma de maracujá, entre outras propostas.

Fora da mesa do chefe, na sala com capacidade para 30 lugares, o Nikkei oferece outro menu, o Kaizeki de 7 momento, além de opções à carta.

A refeição pode ser acompanhada com uma harmonização com bebidas, que pode envolver uma matcha quente à mesa, um sake espumante, ou vinhos portugueses, incluindo Madeira, além de uma completa carta de cocktails, desenvolvida pela equipa de bar do Nikkei e que inclui bases de rum, gin e vodka japoneses, combinados com xaropes caseiros.

Image
Ad Banner