Conjugar uma cerveja inspirada na bebida tradicional madeirense Pé de Cabra, com um gelado de chocolate, ou com um bolo de mel, pode parecer, no mínimo, uma ideia estranha. Mas a verdade é que a combinação destes sabores proporciona uma experiência surpreendente.
Em 2019, João Gramilho, proprietário da cervejaria BeerHouse, teve a epifania de criar uma cerveja inspirada na tradicional bebida. O que o atraiu nesta ideia arriscada foi o desafio, mas sobretudo a ousadia de conjugar harmoniosamente chocolate, vinho, cerveja e limão. Assim começou uma longa jornada de experimentação, com muitos testes e Pé de Cabra à mistura.
O esforço compensou: a Pé de Cabra Oak foi considerada a Melhor Cerveja Artesanal de 2024 no XII Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, entre cerca de 150 participantes. A competição decorreu em Sintra e distinguiu também a Monda – Portuguese Rice Lager (Portalegre) e a Battl Snakes (Lisboa), nas categorias Lager, Ale e Experimental.
Quando adquiriu o negócio, em 2017, João Gramilho confessou, entre risos, que nem sequer gostava de cerveja. Com o tempo e a formação, apaixonou-se não só pelo sabor, mas por tudo o que há para saber sobre ela.
O proprietário da BeerHouse partilha esta conquista com a sua equipa, clientes e com todos os madeirenses — afinal, esta cerveja é uma homenagem à Região.

