A Justino’s Madeira acaba de lançar para o mercado seis novos vinhos licorosos, Madeira, todos frasqueiras. Trata-se de um conjunto blends monocasta, com idades entre os 20 anos e os mais de 50 anos.
A casta sercial (seco) deu origem ao um lançamento do Justino’s Madeira +50 anos. Este vinho, para apreciar simplesmente, ou para servir como digestivo é ideal para tabaco ou charutos.
Outro blend monocasta foi feito a partir de uvas malvasia (doce). É um vinho de 50 anos. Recomendado para contemplar, mas também indicado para servir com sobremesas, ou com chocolate.
Uma mistura de lotes feita a partir da casta tinta negra resultou num vinho meio doce. É um lote que tem em média 40 anos de envelhecimento e também é recomendado para acompanhar sobremesas.
Outro lançamento é o Justino’s Madeira Terrantez 30 anos, um conjunto de lotes de uma das castas mais raras de vinho Madeira, e que neste caso deu origem a um meio seco. Nas sugestões de harmonia, a empresa recomenda que este vinho acompanhe charutos, trufas, cogumelos ou um caril.
Também com 30 anos foi lançado um boal (meio doce), cuja mistura envolveu um lote de vinho muito velho e outros dos anos 1990 e 2000. É recomendado para acompanhar, por exemplo, bolo-de-mel da Madeira.
O sexto lançamento foi um verdelho (meio sexo), cuja mistura de lotes ronda os 20 anos. É um vinho recomendado para degustar queijos curados, entradas, ou charcutaria fina.
Todos os vinhos são uma criação dos enólogos Nuno Duarte e Juan Teixeira.

