O chefe Raúl Ferreira já conhece os cantos à casa, no Alambique. Mas agora tem uma nova cozinha, aberta para a sala, onde o espetáculo da criação gastronómica pode ser acompanhado ao vivo, pelos clientes. A intervenção no restaurante de assinatura do hotel Saccharum, na Calheta, permitiu renovar o conceito, inspirado na ‘cozinha de proximidade’.
A sala também sofreu uma remodelação, aumentando o espaço e tirando partido da vista para o mar. A carta acompanhou as mudanças. As propostas estão em linha com o conceito de sustentabilidade do hotel, mas apresenta novos sabores.
As propostas, criadas em conjunto com o chefe corporativo da Savoy Signature, Celestino Grave, apostam na riqueza dos produtos da Madeira, numa fusão com inspiração mediterrânica. Um tártaro de novilho pode ser servido com um tropical abacate e um crocante de quinoa. Também é servida uma madeirense truta do Chão da Ribeira do Seixal, com inhame de produção regional e cenoura cultivada na hora da Meia Légua, da Savoy Signature.
Mas há um internacional polvo, grelhado, ou peito de pato, ao qual se junta alcachofras e cevada madeirense. Ou ainda Bacalhau com choco, açorda e óleo de coentros que une tradição e sustentabilidade, com o bacalhau confitado em azeite português e uma açorda de coentros com pão reaproveitado.
O Alambique apresenta opções à la carte, mas também oferece três menus de degustação: Mar, com seis pratos; Vegetariano, de cinco pratos; e Macaronésia, também com cinco pratos. Para todos foi preparado um pairing de vinhos.
A equipa do restaurante garante respeito pelos produtos e pela sazonalidade. A carta sofre acertos de seis em seis meses, de modo a estar em linha com o que a terra dá.
Apesar de ser um restaurante de fine dining integrado num hotel, o Alambique não é um espaço formal. Tem uma atmosfera cosmopolita, um casual, que se adapta ao espirito de um resort para férias. Está aberto a todos os clientes.
Inspira-se na cultura da cana-de-açúcar, que de resto é a temática do hotel Saccharum. Isso nota-se nas cores e na decoração. Mas é também um restaurante ao mesmo tempo amplo e acolhedor, com luz natural, onde nos dias quentes sopra uma brisa fresca vinda do oceano Atlântico.

