Gourmet

Mar à mesa

O Ákua é um restaurante com sabor a mar, onde o peixe e o marisco dominam uma carta plena de aroma e sabor.

Autoria Paulo Santos

Numa rua do centro histórico do Funchal, a Rua dos Murças, uma pequena esplanada é a antecâmara de um restaurante de ambiente vibrante, que se dedica ao mar. Trata-se do Ákua, o segundo restaurante a ser aberto pelo chefe Júlio Pereira, que é mentor de vários outros espaços na cidade.

Além da esplanada, a sala divide-se por dois pisos. Mas é o balcão que se torna o centro da atenção. Com alguns lugares disponíveis, permite acompanhar a preparação dos pratos na azáfama da cozinha. É quase uma aula de gastronomia, já que é possível interagir com a equipa, colocar perguntas, fazer considerações e conhecer outros pratos, além dos que se escolhe comer.

Aqui sente-se um aroma a mar e a comida de conforto, que ajuda a abrir o apetite. Há frescura nos produtos servidos, que respeitam a sazonalidade. A mistura de sabores é uma constante, como na sardinha, beringela e maracujá, ou no corneto de atum e sésamo, duas das entradas. O Ákua também serve ceviche de peixe branco, ou tacos de bacalhau, ostras, ou enchidos do mar.

Há pratos cheios de paladar e aroma como o arroz cremoso de carabineiro e marisco, o atum braseado com arroz de ligueirão, ou o peixe com massinha de marisco e creme pil pil, para referir apenas alguns exemplos.

Apesar de ser um restaurante vocacionado para o peixe e o marisco, o Ákua também tem pratos de carne e até vegetarianos, criados por Júlio Pereira e executados pela equipa de cozinheiros residentes.

O Ákua é uma viagem à infância do chefe Júlio Pereira. Oriundo da vila piscatória da Ericeira, em Portugal Continental, foi ali que começou a conhecer os primeiros aromas e sabores. Na vinda para a Madeira aprofundou os conhecimentos com os produtos locais, como peixe-espada preto, o bodião, ou o atum.

A atmosfera é descontraída e a equipa focada no serviço ao cliente. O serviço é informal, mas exigente. Os clientes ajudam a compor o ambiente cosmopolita, com pessoas de várias nacionalidades, que fazem elevar no ar uma miríade de línguas. Este restaurante, de uma rua do Funchal, podia estar em qualquer capital da Europa. Só que não! Está aqui, onde diariamente leva o mar à mesa.

Image
Ad Banner