Precisão e criatividade! Estes são dois pontos de encontro entre a cozinha e a relojoaria que a marca Seiko quis explorar, através de uma parceria com o reconhecido Chefe português Henrique Sá Pessoa. O resultado foi um trabalho que ajuda a promover a coleção King Seiko, nascida em 1961, no Japão, que produz relojoaria mecânica de luxo, no seio da centenária marca japonesa.
Trata-se, segundo a Seiko, de relojoaria “de exceção”, nascida da “minúcia invisível de cada engrenagem, do rigor técnico aliado a um savoir-faire transmitido ao longo de gerações”, pode ler-se numa informação da marca, que acrescenta ainda que “da mesma forma, uma criação gastronómica de autor é fruto de técnica impecável, domínio absoluto do tempo e da matéria-prima, mas também da visão artística do Chefe que transforma ingredientes em emoção. Ambos exigem precisão, atenção ao detalhe e, acima de tudo, respeito pelo tempo.
A relação foi ainda explorada partindo da ideia de que o tempo não é apenas uma medida, na cozinha. É também um ingrediente. “Um peixe no ponto, um molho que reduz na perfeição ou um ovo escalfado com gema cremosa… Tudo depende de segundos bem contados. Um Chefe vive com o tempo na cabeça, mesmo que não esteja a olhar para o relógio.”
Por outro lado, a Seiko lembra que “na relojoaria, cada peça tem uma função exata. Um movimento, uma engrenagem, um design que resiste ao tempo e em que tudo é pensado ao milímetro. Tal como na gastronomia, há um grande respeito pelo equilíbrio entre técnica e estética.”
Desta procura de ambos os universos pela perfeição nasceu a promoção em Portugal do King Seiko. No relógio foi encontrada a “harmonia do mecanismo”. No prato “a simetria entre sabores, texturas e aromas”. E tudo isto se relaciona com o tempo.
Aliás, são vários os pontos de ligação entre o King Seiko e a alta cozinha. A alta precisão mecânica, por exemplo, que pode ser comparada ao rigor da técnica culinária. O design sofisticado e minimalista, que pode ser comparado à estética do prato, os acabamentos luxuosos, que podem traduzir-se no uso de ingredientes premium.
Há ainda uma relação entre a reedição contemporânea de modelos vintage, que pode ser comparada à reinterpretação de receitas modernas e a edição limitada desta coleção encontra, na cozinha, eco nos menis de degustação exclusivos ou sazonais.
www.seikowatches.com

